Tudo que você precisa saber para ter uma postura correta ao trabalhar de casa
Cuidar da ergonomia no home office é fundamental para manter a produtividade em dia. Veja como mantê-la!
As mudanças nas formas de trabalho despertam novas preocupações em relação à saúde e segurança do colaborador.
No home office, a autonomia, a flexibilidade de horários e variedade de locais onde o trabalho pode ser desempenhado, especialmente na residência, passa a ser controlado pelo próprio trabalhador.
É importante salientar que, embora o trabalhador esteja em casa, ali também, agora, é seu ambiente de trabalho, portanto, ter disciplina será indispensável para o trabalho ser produtivo e para manter uma relação saudável com o próprio corpo (hábitos de vida e postura para o trabalho).
Regida pela Norma Regulamentadora Nº17, a ergonomia diz respeito à relação do profissional com o ambiente de trabalho. Ela engloba fatores diversos, que vão desde a iluminação do espaço até a cadeira de trabalho, passando pela altura do computador utilizado no dia a dia, buscando proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Por definição, home office ou trabalho remoto é qualquer atividade que pode ser realizada à distância, facilitada pelo uso de tecnologia e de comunicação.
Inscreva-se no canal:
Saiba o que mudou com a reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) para o home office:
- Tudo o que o empregado usar em casa para infraestrutura do seu trabalho deverá ser formalizado como o Empregador via contrato;
2. O controle do trabalho deverá ser realizado por tarefa;
3. O Empregador deverá elaborar instruções sobre os cuidados do Home Office, a fim de evitar doenças pelo excesso ou pelo descuido no trabalho.
4. O empregado deverá assinar um termo onde ele se dispõe a seguir essas instruções.
A recente Nota Técnica 17/2020, do Ministério Público do Trabalho (MPT), recomenda observar os parâmetros da ergonomia no trabalho remoto, quanto às condições físicas ou cognitivas de trabalho, à organização e às relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Segundo a nota, devem ser levados em consideração:
- Mobiliário e equipamentos de trabalho;
- Design das plataformas de trabalho online;
- Conexão à rede;
- Postura física;
- Conteúdo das tarefas;
- Exigências de tempo;
- Ritmo da atividade;
- Formatação das reuniões online;
- Transmissão das tarefas;
- Feedback dos trabalhos executados
Como manter a ergonomia no Home Office?
Preocupar-se com o tema é garantia não só de ter um home office produtivo, como também não sofrer impactos na saúde no futuro e alcançar a melhor produtividade possível. Para isso, é necessário adotar práticas como corrigir a postura, ter uma boa iluminação e fazer pausas para descanso durante o expediente. Confira como manter a ergonomia no home office!
Escolha o lugar certo
O primeiro passo é escolher o melhor ambiente da casa para trabalhar, onde você se sinta bem. Se possível, procure um cômodo que ofereça uma boa privacidade e isolamento acústico.
Dê preferência a um local com a iluminação e ventilação natural, mas cuidado com o posicionamento da mesa e do monitor, para que a luz natural não reflita diretamente na tela, pois isso causará desconforto e até fadiga visual.
Postura
Você não precisa ter, necessariamente, um mobiliário próprio de escritório. Para manter uma postura adequada durante o trabalho em casa, preste atenção nestas recomendações simples:
- Evite deixar o pescoço inclinado para frente ao olhar para o monitor e mantenha a cabeça sempre alinhada;
- Os antebraços devem estar sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco;
- Em relação ao mobiliário disponível em casa, tente usar cadeiras acolchoadas e com encosto e mesas que tenham profundidade suficiente para permitir o apoio dos antebraços no uso do mouse e teclado (isso também ajuda a manter os ombros relaxados);
- As costas devem estar sempre bem apoiadas no encosto da cadeira (se sua cadeira for muito profunda, teste colocar uma almofada para suportar as costas no encosto);
- Os pés devem ficar firmemente apoiados no chão ou sobre um suporte (caso não alcancem o chão).
Inclua pausas na sua rotina
Escute seu corpo!
Caso ao usar o computador você perceba algum dolorimento, cansaço visual ou reflexos incômodos procure mudar de posição ou interromper seu uso por alguns minutos, fazendo outra atividade.
O ideal é fazer pausas curtas, espaçadas e fora da cadeira. Aproveite este momento para interagir com a família, levantar-se e fazer alongamentos.
Lembrem-se: “Ergonomia é tudo, tudo é ergonomia”.
0 comentário