Talisma.seg.br

PARCELE SEU TREINAMENTO EM ATÉ 12 VEZES

Logo 2 Talismã Consultoria e Treinamentos

Uso Racional da Água

Publicado por Juliana Alves em

Compartilhe na sua Rede!
uso racional da agua

A água é um recurso natural muito precioso que vem cada vez mais sendo estudada nas últimas décadas. O uso racional da água e o combate ao seu desperdício são hoje uma preocupação mundial. Alguns estudos de instituições internacionais estimam que até 2025 um terço da população mundial experimentará efeitos extremos de escassez de água. Com a preocupação e agravamento de falta de água, as pessoas devem assumir uma nova forma de pensar e agir, mudando seus hábitos e desenvolvendo formas de economizar água.

A população aumenta e logo, a demanda pela água cresce, juntamente com seu valor social e estratégico para qualquer país. Apesar de que 2/3 da superfície da Terra ser de área coberta por água (o que nos permitirá chamar de “Planeta Água”), apenas 0,36% está disponível para consumo, segundo estudos da ONU em 1998. Afinal não podemos contar, no momento, com águas de geleiras nem de oceanos. E pior, a distribuição não é uniforme. No Brasil, por exemplo, 80% da concentração de água está na região amazônica, que concentra pouco da população nacional.

Formas de economizar água:

Várias formas de conscientização sobre o uso racional da água foram implantadas, tanto a título federal, estadual e municipal, mas a realidade está bem distante do que se almeja em relação ao cotidiano de cada pessoa.

Deve-se buscar a cada dia a conscientização para que com isso possamos obter resultados positivos contra o desperdício de água.

Conscientizar para:

  • Fechar bem as torneiras;
  • Tomar banhos mais curtos;
  • Não gastar água lavando carros e calçadas;
  • Reutilizar água para diversas utilidades;
  • Não jogar/poluir fontes de água (rios, lagos, etc).

Equipamentos Economizadores de Água:

  • Torneiras de fechamento automático;
  • Reguladores de vazão para torneiras;
  • Válvulas de Descarga de vazão regulável;
  • Vasos sanitários com caixa de descarga (tipo acoplada e ou de embutir na parede);
  • Arejadores de ar para torneiras.

Economizando água em todos os lugares:

No Banheiro:

  1. Não demore mais de 5 minutos para tomar banho. 5 minutos são necessários;
  • Ao escovar os dentes não deixe a torneira aberta, e o mesmo vale para quando se barbear;
  • Ao usar o vaso sanitário, lembre-se que deve sempre jogar o lixo no cesto e não dar descargas à toa já que cada descarga gata de 10 a 14 litros de água.

Na cozinha:

  1. Não deixe a torneira da pia aberta. E não lave louça com a torneira pingando;

Uso e Abuso

Como a água é um recurso natural de múltiplos usos, essencial à vida, insubstituível, parte da paisagem, elemento para a geração de energia elétrica, consumo industrial e agrícola e para várias outras atividades e é irregularmente distribuída no tempo e no espaço, degradável e reciclável naturalmente ou artificialmente, é indispensável que o acesso a ela e os seus usos sejam regulamentados.

O uso da água para a irrigação compete com o uso para geração de eletricidade se a tomada for feita a montante da usina hidrelétrica. Há usos complementares como a produção de energia e o controle das enchentes; há usos que competem entre si, como o abastecimento público humano e a diluição de dejetos; e usos que podem ser ao mesmo tempo complementares e competitivos, como a irrigação e a geração de energia elétrica que irá mover as bombas dos sistemas de irrigação.

Se a água acabar, acaba a vida.

Lagos, rios e até mares já secaram. Doenças matam milhões de pessoas todo o ano devido ingestão de água contaminada. Faltas de chuvas acarretam perdas consideráveis na produção de alimentos. O litro de água, em alguns lugares, já está custando mais caro que o de leite. Afinal, o que falta acontecer para você acreditar que a água é o ouro do século 21 e começar a poupar?

Pense bem.

Direito e Deveres

O fornecimento de água, por se tratar de um serviço público essencial, deve ser um serviço contínuo, sem interrupção, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 22. Salvo quando há situações de vazamento, reparos e outras intervenções.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *