Talisma.seg.br

A importância da Sinalização de Segurança para Empresas

Publicado por Juliana Alves em

Compartilhe na sua Rede!
Sinalização de Segurança

O que é Sinalização de Segurança?

A Sinalização é o conjunto de estímulos que informam um indivíduo sobre a melhor conduta a tomar diante de certas situações e circunstâncias importantes.

E por que a sinalização é importante?

Você já entrou em algum ambiente desconhecido como por exemplo, um hospital ou uma empresa sem conhecer absolutamente nada antecipadamente e andou por diversas áreas, sem perguntar nada a ninguém, sabe como você conseguiu fazer isso?

Isso só foi possível porque esse local estava bem sinalizado!

E com a sinalização de segurança não é diferente, se acabar a luz e a sinalização de segurança for eficiente, você conseguirá sair de um local mesmo sem ter energia elétrica e sem se machucar ou sofrer algum acidente pelo caminho.

Sinalização de indicação e sinalização de segurança se confundem, afinal, se estamos cientes de onde estamos, já é um bom começo em termos de segurança, não ficamos inseguros e nem desesperados.

Tipos de sinalização de segurança

Existem 4 (quatro) tipos básicos de sinalização de segurança. São elas:

  1. Sinais de obrigação:
Sinais de Obrigação
  1. Sinais de perigo:
Sinais de Perigo
  1. Sinais de aviso:
Sinais de Aviso
  1. Sinais de emergência:
Sinais de Emergência

Os sinais de obrigação sempre se referem à obrigatoriedade do uso do EPI ou demais procedimentos para evitar os acidentes de trabalho.

Enquanto os sinais de perigo são aqueles que indicam os perigos de determinado local, ou seja, alerta/ cuidado. Além disso, ele também pode ser usado como um indicativo de que tal local deve ser evitado. As mensagens mais comuns nesse tipo de sinalização são:

  1. Área restrita;
  2. Alta tensão;
  3. Risco de queda de objetos;
  4. Risco de contaminação.

Os sinais de aviso são aqueles que indicam para uma atitude perigosa que não pode ser realizada em determinado local, pois podem causar acidentes. As placas com esses sinais têm mensagens com indicação de material inflamável e radioativo.

Já os sinais de emergência são aqueles que direcionam as saídas de emergência e rotas de fuga, além de apontar os equipamentos de emergência. Esses sinais têm a função de auxiliar de forma mais imediata diante de uma eventualidade.

A sinalização pode ser feita de diversas formas, mas a principal delas é em formato de placas e, caso seja feita dessa forma, deve ser produzida em metal e seguir dimensões padronizadas.

As placas precisam ser colocadas em locais de alta visibilidade e que atenda a uma comunicação imediata e bem clara. Caso a placa seja para um aviso temporário, assim que o problema for resolvido, é necessário retirar a placa.

Em alguns casos, principalmente com sinalização noturna, as placas precisam receber tratamento luminoso.

Há também a sinalização gestual, que é usada mais durante o deslocamento de equipamentos e produtos e seguem regras de padronização dos símbolos visuais. É muito comum a sinalização gestual durante engarrafamentos, no qual os profissionais de trânsito organizam o tráfego.

Sinalização de Segurança e Cores

Além dos desenhos ou textos, as placas têm nas cores também uma forma de se comunicar. Cada uma delas identifica uma situação, ou seja, “dá seu recado”.

Você já prestou atenção nas cores mais usadas? Sabe identificá-las? 

O vermelho, por exemplo, está ligado a incêndio. Geralmente equipamentos e orientações relacionados ao risco de incêndio estão marcados em vermelho.

O amarelo está relacionado a gases ou obstáculos, servindo de alerta.

O azul também tem a função de alerta, porém para equipamentos em manutenção. Laranja pode indicar objetos cortantes e outros artefatos perigosos. Também é um importante sinal de alerta.

A cor branca normalmente sinaliza, define ou delimita espaços, por isso é utilizada em faixas e marcações de locais de circulação.

Verde é a cor relacionada à segurança, por isso identifica equipamentos de primeiros socorros, macas e outros objetos relacionados a resgate ou saúde.

Em relação a tubulações, temos as seguintes definições:

O preto geralmente identifica canalização de produtos inflamáveis. Laranja indica ácidos. Onde há a cor púrpura, há presença da radiação eletromagnética.

Já a lilás representa produtos lubrificantes e cáusticos.

Gases liquefeitos e de baixa tenacidade são identificados pela cor alumínio.

Outros fluidos não classificados em nenhuma das cores anteriores são identificados pela cor marrom.

Assim, as placas e a segurança do trabalho têm uma relação íntima, sendo essenciais para que os colaboradores possam trabalhar de forma segura e tranquila.

Desse modo, é imprescindível que as empresas invistam cada vez mais na segurança do trabalho.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *