Consciência ambiental no meio corporativo
A princípio, uma pessoa consciente é aquela que possui capacidade de refletir sobre si mesmo, seus atos e as consequências que eles trazem. A consciência ambiental demanda toda essa reflexão com foco no meio ambiente: o que uma simples atitude do dia a dia provoca no ecossistema local?
Qual impacto o descarte de lixo doméstico em um rio pode causar para a fauna e os animais aquáticos que ali vivem? São eles:
- entupimento das galerias pluviais;
- contaminação dos rios e mares;
- formação de ilhas de lixo;
- destruição da flora e fauna aquática;
- proliferação de doenças, como a dengue.
Ter consciência ambiental é entender que a sobrevivência dos ecossistemas depende do coletivo.
Além disso, ter consciência ambiental requer a busca por informações. Nesse sentido, é essencial se manter informado para saber quais atitudes e produtos são ecologicamente corretos.
Deste modo, os indivíduos irão saber quais são os meios de transporte menos poluentes, como fazer coleta seletiva, optar por embalagens biodegradáveis, etc.
Em outras palavras, cabe destacar que a consciência ambiental não deve ficar somente no campo das ideias, ela deve se transformar em ações práticas para que seja possível mudar a realidade.
A consciência ambiental no meio corporativo
Muitas empresas realizam atividades ou possuem processos de produção que são nocivos para o meio ambiente e podem causar danos de grandes dimensões. Por esta razão, as organizações têm um papel fundamental na busca pelo desenvolvimento sustentável e apresentar consciência ambiental se faz imprescindível.
Atualmente, as empresas que possuem consciência ambiental devem ter uma estrutura que promova a sustentabilidade e, mais do que isso, criar uma cultura nesse sentido que seja capaz de despertar a vontade de contribuir de seus colaboradores. Atitudes como:
- reduzir a geração de resíduos na produção e nas atividades de escritório;
- separar o lixo quando for descartado;
- diminuir o uso de papel;
- apagar a luz ao sair do escritório;
- racionalizar o consumo de água evitando o desperdício;
são alguns exemplos de pequenas ações que devem ser feitas no cotidiano dentro das organizações.
As organizações que praticam essas ações estão atentas aos insumos utilizados na produção das suas mercadorias, no correto descarte de rejeitos industriais, na gestão eficiente de resíduos sólidos, no momento pós-consumo e no que é feito com as embalagens, entre outros aspectos que fazem de uma empresa ser sustentável ou não.
Por último, acrescenta-se a este cenário o fato de que as empresas que têm consciência ambiental conseguem se destacar perante os consumidores. Hoje, a sustentabilidade é uma demanda global que se tornou uma preocupação para grande parte da sociedade. Saiba mais sobre consumo consciente em https://www.infoescola.com/desenvolvimento-sustentavel/consumo-consciente/
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