Talisma.seg.br

PARCELE SEU TREINAMENTO EM ATÉ 12 VEZES

Logo 2 Talismã Consultoria e Treinamentos

Cuidados com Gás de Cozinha, medidas de proteção

Publicado por Juliana Alves em

Compartilhe na sua Rede!
Imagem de um homem empilhando botijões de gás butano. Ao lado, há o texto “Cuidados com gás de cozinha, medidas de proteção".
Foto: Istock

A maioria dos vazamentos que ocorre em botijões de gás são instalados em apartamentos ou escritórios, locais onde a legislação exige que o armazenamento seja feito em ambiente externo.

Pequenas quantidades de gás que vazam têm potencial para destruir e até derrubar um prédio. Confira algumas dicas para garantir não somente as refeições, mas também a segurança.

Quais são as medidas de proteção?

  1. Jamais faça “extensões” na mangueira de gás

Não modifique a mangueira de gás, cortando ou juntando duas ou várias delas.

  1. Cuidado com o calor na mangueira

Não a deixe posicionada atrás do fogão, pois o calor gerado durante a preparação das refeições pode danificá-la e causar vazamentos.

  1. O botijão precisa de local arejado

Em hipótese alguma mantenha seu recipiente de gás de cozinha guardado em locais fechados, como armários ou estruturas fechadas.

  1. Fique atento ao prazo de validade da mangueira

Recomenda-se que elas sejam trocadas a cada cinco anos no máximo, garantindo a integridade e a segurança da peça.

  1. Gás e produtos inflamáveis não combinam

Nunca posicione seu produto perto de armários ou prateleiras que guardem itens inflamáveis (querosene, álcool, removedor, inseticidas, aerossóis, alvejantes, entre outros).

  1. Ralos e caixas de esgoto merecem atenção

Lembre-se sempre de manter o botijão afastado pelo menos um metro e meio de ralos, grelhas de escoamento de água e caixas de esgoto.

  1. Não deite o botijão

Não faça isso! Além de não cumprir a finalidade que muitos imaginam (render mais), quando o vasilhame é deitado o GLP pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão.

  1. Não utilize ferramentas para ajustar o regulador de pressão

A instalação do regulador de pressão deve ser realizada manualmente, jamais com o auxílio de ferramentas. Pois além de causar avaria na peça, pode gerar centelha e causar uma explosão.

  1. Faça sempre o teste de vazamento

O teste ajuda a detectar precocemente qualquer vazamento logo na instalação ou troca do gás. Ao conectar o regulador de pressão, basta passar bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do recipiente. Se aparecerem bolhas, significa que existe vazamento.

  1. Compre apenas produtos confiáveis

A certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ao prazo de validade devem estar especificados no corpo do botijão de gás, em seu regulador de pressão e sua mangueira.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *