Qual a diferença entre conservação e preservação?
Você provavelmente já se perguntou qual a diferença entre esses dois termos ou então achou que eles significavam a mesma coisa. Essas duas palavras, apesar de parecerem sinônimas, trazem consigo significados diferentes e muito importantes para a conscientização ambiental.
A preservação mantém as características próprias de um ambiente, sem fazer qualquer tipo de alteração. Basicamente, é deixar a natureza seguir seu curso sem nenhuma interferência humana, afinal, ela sobrevive muito bem sem a gente.
A conservação permite o desenvolvimento socioeconômico aliado ao cuidado com a natureza. É através dela que desenvolvemos, por exemplo, a agricultura sustentável. Ou seja, através de metodologias e cuidados específicos é possível a utilização sustentável dos recursos naturais de uma região.
São exemplos de preservação ambiental de proteção integral no Brasil as estações ecológicas, os parques nacionais, as reservas biológicas, os monumentos naturais e os refúgios de vida silvestre.
Unidades de conservação, são espaços protegidos por lei, incluindo as águas jurisdicionais, com objetivos de conservação, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. São importantes não só para a manutenção e conservação da biodiversidade brasileira, como também para garantir a preservação do nosso patrimônio histórico e cultural.
- Cataratas do Iguaçu;
- Serra dos Órgãos;
- Fernando de Noronha;
- Chapada Diamantina;
- Pontões Capixabas.
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença.
0 comentário