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Qual a importância do controle de qualidade?

Publicado por Juliana Alves em

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Homem realizando procedimento do controle de qualidade

O controle de qualidade é um conjunto de medidas adotadas por uma empresa com o objetivo de trazer vantagens para o processo produtivo. É fundamental não apenas para aumentar a qualidade dos produtos, como também para elevar a durabilidade dos equipamentos utilizados, garantindo assim a segurança dos colaboradores e fidelizando os clientes.

Com o avanço da tecnologia gerou muito mais competitividade no mercado, originando – se uma geração de consumidores cada vez mais exigentes. Em razão disso, se manter competitiva atingir um padrão de qualidade satisfatório, é ainda mais desafiador.

No Brasil, a legislação prevê que todo produto deve passar por um controle de qualidade antes de chegar ao consumidor final. Diante dessa necessidade prevista por lei, é comum que as empresas tenham uma área focada no controle e gestão da qualidade, para garantir que todos os produtos criados sigam o mesmo padrão.

Oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas dos consumidores nunca foi uma vantagem competitiva para empresas que desejam ser referência no mercado, mas sim obrigação.

Vale salientar que ter um controle de qualidade não significa excelência ou falha ou falta de erros, que é algo quase impossível. Mas o foco é estar sempre em conformidade com requisitos pré-estabelecidos, buscando melhorias contínuas no processo produtivo.

Quais são as principais vantagens do controle de qualidade?

Homem realizando procedimento do controle de qualidade

Ao implantar um sistema de controle de qualidade, a organização consegue usufruir de diversas vantagens consideráveis para o crescimento do negócio, já que ela consegue oferecer produtos e serviços cada vez diferenciados. Veja abaixo os principais:

Aprimoramento dos processos executados

Ao entender como funciona cada um dos processos dentro dos setores da empresa, fica mais simples desenvolver práticas para aperfeiçoa – las. Além disso, com um bom controle de qualidade, é possível detectar erros e potenciais melhorias.

Redução de repetição de falhas

O controle de qualidade também evita falhas e a repetição de erros. Assim, ao encontrar um desvio, é possível elaborar ou alterar os métodos aplicados, para que o problema não se repita.

Melhoria frequente das atividades

Uma das principais formas para que o empreendimento se mantenha competitivo em um mercado tão concorrido é buscar um aprimoramento continuo sendo uma das grandes chaves para se manter numa linha de consolidação no mercado.

Existe alguma ISO que regulamenta o controle de qualidade?

Sim! As principais ISO’s (International Organization for Standardization ou Organização internacional de normalização) que regulamentam a qualidade nas empresas são a 9000 e 9001.

A ISO 9000 diz respeito a um grupo de normas técnicas para a gestão da qualidade para as organizações. Portanto, ela não é uma certificação propriamente dita, mas sim um conjunto de regras que orientam o controle de qualidade em uma empresa/indústria.

Portanto a ISSO 9000 é uma norma que introduz o Sistema de Gestão da qualidade, Segundo o Inmetro, ela é um guia para conhecer o que é um sistema de gestão de qualidade, para que serve, quais são suas premissas e restrições.

Por outro lado, ainda de acordo com o Inmetro, a ISO 9001 traz os requisitos necessários para a implementação eficaz de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Ela sim é uma certificação, ou seja, um documento que comprova que uma organização esta implementado, mantendo e monitorando os processos referentes ao controle de qualidade.

Como pudemos perceber, o controle de qualidade representa melhorias nos processos, sendo fundamental para qualquer empresa que busca um crescimento saudável. Por isso, não espere mais para implementá -lo no negócio, usufruir de seus benefícios, melhorar os produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes.


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