Talisma.seg.br

Segurança no manuseio de ferramentas motorizadas – Dicas de Segurança

Publicado por Juliana Alves em

Compartilhe na sua Rede!

Hoje gostaríamos de compartilhar com vocês algumas dicas de segurança no uso de ferramentas motorizadas, tais como: furadeiras, serras, lixadeiras e esmerilhadeiras.

Estes cuidados se aplicam também ao uso doméstico destas ferramentas, já que em tempos de quarentena, muitas pessoas acabam aproveitando para fazer pequenos reparos e manutenções em suas residências.

No entanto, muitos cuidados são necessários e se faz fundamental conhecer os equipamentos, suas características e principais riscos envolvidos.

O que são ferramentas motorizadas?

Modelo utilizando ferramenta motorizada.

As ferramentas motorizadas são divididas, segundo sua fonte de energia, em quatro grupo principais: elétricas, penumáticas, a gasolina e explosivas (acionadas por cartuchos de pólvora). Determinados tipos de ferramentas, tica como serras, furadeiras, parafusadeiras, esmerilhadeiras, lixadeiras, martelos de impacto etc., são comuns aos dois primeiros grupos.

Principais riscos de uso:

Uma ferramenta motorizada apresenta riscos similares aos de uma máquina fixa do mesmo tipo, acrescidos dos riscos advindos do seu transporte e manuseio.

As lesões causadas por ferramentas motorizadas são queimaduras, cortes e outras lesões. As causas dessas outras lesões incluem descargas elétricas, partículas sólidas nos olhos, incêndio, quedas do operador, explosões, quedas de ferramentas, etc.

A fonte de energia está sempre próxima do operador, criando, assim, riscos adicionais de acidentes.

Recomendações básicas para prevenção de acidentes

  • Todas as empresas fabricantes de ferramentas motorizadas devem fornecer manual de instruções sobre o uso, manutenção e normas de segurança de cada tipo de ferramenta. Essas instruções devem fazer parte do treinamento do operador que vai utilizá-la;
  • Ao empregado deve-se ensinar o método de utilização e noções sobre a construção de uma ferramenta, para que possa entender os seus perigos. Após tais instruções, o empregado deverá estar apto a inspecionar o equipamento, localizando possíveis condições inseguras;
  • A fonte de energia deve sempre ser desligada antes da troca de acessórios de uma ferramenta motorizada;
  • As guardas protetoras devem ser recolocadas e ajustadas antes de a ferramenta ser usada;
  • Os operadores de ferramentas motorizadas não deverão usar, durante o trabalho, joias, roupas folgadas e luvas;
  • Os operadores de ferramentas motorizadas, em geral, deverão utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual:
  • óculos de segurança ou protetor facial, quando houver a possibilidade de cavacos, fragmentos ou poeiras atingirem os olhos do operador;
  • protetores auriculares, quando houver ruído excessivo;
  • máscara respiratória, quando houver poeiras, gases ou vapores no local de trabalho;
  • cinturão de segurança em serviços realizados em local elevado;
  • luvas para manuseio de materiais ou peças com rebarbas, partes cortantes, etc, mas nunca durante a operação da ferramenta;
  • sapato de segurança para evitar ferimentos nos pés, devido a quedas de materiais, ferramentas, etc.

Seleção adequada de ferramentas

O uso de uma ferramenta apropriadas para determinado serviço é um importante fator na prevenção de acidentes. Não se deve utilizar ferramenta com capacidade diferente da que o serviço exige, pois isso fatalmente provocará quebras, aquecimento, rotações da ferramenta etc.

Inspeção e manutenção de ferramentas

Um programa deve ser estabelecido para inspeção e manutenção das ferramentas, visando conservá-las em condições eficientes e seguras de operação. Devem constar desse programa: inspeções, reparações e ensaios.

Uma inspeção criteriosa e rigorosa para descobrir imperfeições e defeitos evita desarranjos futuros, que necessitariam reparos dispendiosos e demorados.

A inspeção deverá ser periódica: diária, semanal e mensal.

Há dois tipos de inspeções: a inspeção externa se faz visualmente, detectando todas as falhas ou defeitos visíveis externamente; a inspeção interna da ferramenta é feita por setor ou pessoa competente da empresa, no mínimo uma vez por mês, quando são detectadas todas as falhas ou defeitos nos componentes da ferramenta.

Armazenamento seguro de ferramentas

As ferramentas motorizadas devem ser guardadas em prateleiras, gavetas ou estojos apropriados. Essas ferramentas nunca devem estar desnecessariamente sobre mesas ou bancadas de trabalho, sobre o piso etc.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *