Talisma.seg.br

A importância do descarte correto dos resíduos líquidos

Publicado por Juliana Alves em

Compartilhe na sua Rede!

Você sabe a diferença entre Poluição e Contaminação?

Poluição é qualquer fator que altera o aspecto do sistema original; seja água, ar, solo, etc. Deixando- o visualmente afetado, sujo, feio; Já a contaminação quando tem fatores patógenos ou químico que altera estas características.

Um ambiente poluído nem sempre é um ambiente contaminado, mas um ambiente contaminado com certeza é também um ambiente poluído.

Inscreva-se no canal:

Um exemplo; a água do rio pode estar poluída por sólidos em suspensão (suja, barrenta) e pode não está contaminada. Estará contaminada se tiver algum microrganismos patogênico (bactérias, etc). Ou ainda algum contaminante químico como o mercúrio.

Resíduos líquidos são geralmente provenientes de atividades industriais ou domésticas e muitas vezes contêm elementos tóxicos que acabam sendo lançados no meio ambiente. Por isso, é importante conhecer os procedimentos corretos para gerenciamento e descarte destes resíduos, já que eles podem causar danos ao solo, plantas, água e animais.

A própria natureza tem a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nas águas, porém no caso do esgoto, que é um efluente produzido em grande quantidade, é fundamental que o seu tratamento seja realizado em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que reproduz o processo da natureza de forma mais rápida e eficaz.

O gerenciamento correto é muito importante, pois os resíduos líquidos serão devolvidos a natureza e, para que não causem danos ambientais ou à saúde humana, devem ser devidamente tratados a fim de se remover ao máximo suas impurezas.

O descarte de resíduos líquidos na natureza deve obedecer à resolução 20/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que classifica os tipos de efluente e o seu destino mais adequado, chamados de corpos de água.

Veja a baixo 3 exemplos de resíduos líquidos e saiba como descartá-los corretamente:

Óleo de cozinha

O óleo de cozinha é um produto utilizado diariamente por muitos brasileiros, mas infelizmente somente uma pequena parcela deles faz o descarte correto deste resíduo líquido.

Muitas pessoas despejam o óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário, o que é uma atitude totalmente errônea, pois pode prejudicar o meio ambiente.

Sabe por quê? O óleo de cozinha, uma vez presente na rede de esgoto pode chegar na rede fluvial. Esse fator impossibilita que a luz solar penetre na água, pois esse líquido cria uma camada na superfície do rio ou mar, e o resultado desse cenário é a morte de peixes e plantas.

Além disso, quando esse resíduo entra em contato com a matéria orgânica, pode entupir a tubulação.

O CORRETO é separar o óleo de cozinha em uma garrafa pet, por exemplo, e levá-lo a um posto de coleta para que ele seja reciclado posteriormente.

Óleo lubrificante

O óleo lubrificante é um resíduo líquido nocivo a saúde e que pode prejudicar o meio ambiente se descartado de forma incorreta.

Segundo a lei do CONAMA N°362/05 o setor produtivo do resíduo deve se responsabilizar em recolher, coletar e destinar esse resíduo para o refino.

Tintas

Esse tipo de resíduo líquido possui corante e produtos químicos, por isso é importantíssimo que o descarte seja feito da forma correta, caso contrário poderá contaminar o solo, rio e mar.

Mas o que deve ser feito então? O resto de tinta seca e as latas devem ser entregues a uma ATT (Área de transbordo e triagem) autorizada da prefeitura da cidade.

Como vimos, é muito importante que descartemos corretamente os resíduos líquidos, pois só assim impediremos que o meio ambiente seja prejudicado.

“Tire o lixo da água antes que ele tire a água de você”

Categorias: Blog

14 comentários

irani · 30 de novembro de 2023 às 15:49

descarte coreto não prejudica o meio amente

Francisco Junio Portela · 15 de dezembro de 2023 às 09:28

Muito interessante

Marco Antônio Fernandes da Silva · 20 de dezembro de 2023 às 21:45

Interessante

    Alessandro · 9 de maio de 2024 às 23:22

    BOM CONTEUDO

romulo · 13 de janeiro de 2024 às 21:09

excelente explicação!

    janaina de freitas · 17 de maio de 2024 às 13:41

    importantes informações de como separar seu lixo na maneira correta

Eduardo · 27 de fevereiro de 2024 às 20:20

Preservar a natureza

JOBSON BRUNO DE LIMA JUNIOR · 14 de abril de 2024 às 09:29

PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE

Alessandro · 9 de maio de 2024 às 23:23

BOM CONTEUDO

jnaina de Freitas · 16 de maio de 2024 às 17:43

descarte o lixo corretamente, não maltrate o meio ambiente

FRANCISCO DAS CHAGAS MATOS · 13 de junho de 2024 às 11:16

O descarte de lixo deve ser adequado para não afetar o meio ambiente.

Antônio Dantas · 8 de julho de 2024 às 12:12

Quanto mais informações e treinamentos poderemos sim mudar

ronaldo · 22 de julho de 2024 às 09:43

numero 10 pro curso

ROBSON · 31 de julho de 2024 às 04:04

Temos de cuidar do meio ambiente, por isso devemos fazer o descarte corretamente

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *