Talisma.seg.br

Você sabia que é proibido trabalhar em pé?

Publicado por Juliana Alves em

Compartilhe na sua Rede!
Você sabia que é proibido trabalhar em pé
Você trabalha em pé o dia inteiro? Temos algumas dicas para você.

Uma jornada inteira de trabalho em pé é desgastante, cansativa e pode ocasionar sérios problemas de saúde. Como por exemplo inchaço nas pernas e o aparecimento precoce de vasinhos, que podem agravar as varizes, principalmente para quem já tem tendência hereditária. Além do desconforto e exaustão que causa no final do dia.

Mas você sabia que é proibido trabalhar em pé o dia inteiro?

A Norma Regulamentadora 17 diz que:

“17.6.7 Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados em pé, devem ser colocados assentos com encosto para descanso em locais em que possam ser utilizados pelos trabalhadores durante as pausas”.

Frentistas sentados NR 17
Frentistas sentados

O parágrafo único do art. 199 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, também determina que:

“Quando o trabalho deva ser executado de pé, os empregados terão à sua disposição assentos para serem utilizados nas pausas que o serviço permitir”.

A ergonomia contribui para o planejamento, projeto e avaliação das tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torna-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

A NR17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.

É fato que as pessoas apresentam características diversas, portanto, cada equipamento necessita ser adaptado ao indivíduo que irá realizar suas tarefas. A Ergonomia prevê também alguns cuidados para as pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas, bem como ginástica laboral, que estimula os trabalhadores a movimentarem o corpo.

Separamos 5 dicas importantes para que você que trabalha em pé:

  1. Faça alongamentos antes, durante e após a jornada de trabalho.

A sobrecarga nas tarefas do dia a dia pode levar ao surgimento das doenças ocupacionais, como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). Por isso o alongamento é tão importante.

O alongamento diminui a tensão e auxilia no relaxamento dos músculos, combatendo as dores no pescoço, nas costas e pernas.

São exercícios simples que não necessitam de um local específico e podem ser feitos em 5 minutos ou até menos, mas é fundamental que sejam realizados antes, durante e após o expediente.

Alongamento
Exercícios de Alongamento
  1. Realize pausas curtas para descansar

Aproveite os momentos livres para descansar. Você pode por exemplo fazer isso a cada 2 (duas) horas. Sente-se e se possível tire os sapatos para refrescar os pés.

  1. Use sapatos e meias apropriados

Os profissionais que trabalham em pé por horas, precisam usar sapatos e meias confortáveis. Portanto, escolha experimente os sapatos de preferencia no fim do dia – momento que os pés estão inchados devido as atividades exercidas. Os sapatos devem ser justos, mas com espaço para que os dedos possam se movimentar. A meia de compressão é uma ótima aliada, pois ela melhora a circulação, fornecendo suporte aos músculos e vasos sanguíneos.

  1. Pratique atividades físicas regularmente

Os alongamentos são ótimos para aliviar as dores no corpo, porém, praticar exercícios físicos fora do ambiente de trabalho é essencial para fortalecer os músculos.

Existem diversas atividades físicas que podem ser feitas até mesmo em casa, como pular corda por exemplo. O importante é reservar pelo menos 30 minutos para esses exercícios diariamente.

  1. Procure dormir 8 (oito) horas por dia

Durante o sono, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para o nosso corpo e mente.

  1. Mantenha alimentação saudável

Manter uma alimentação equilibrada também é primordial para o funcionamento do corpo. Portanto, tente beber bastante água e comer mais verduras e frutas.

Lembrando que caso você esteja enfrentando problemas de saúde, é sempre importante buscar ajuda de um médico especializado.

“Ergonomia é tudo, tudo é ergonomia’’.

Faça o curso de NR 17 e busque ampliar seus conhecimentos, ou se é empresário e quer proporcionar treinamento técnico aos seus funcionários, entre em contato conosco e solicite mais informações.

Saiba mais sobre ergonomia e postura correta em nosso blog!


8 comentários

Raísa de Oliveira Dias · 6 de junho de 2024 às 16:09

Excelente conteúdo…

Raísa de Oliveira Dias · 6 de junho de 2024 às 16:09

Excelente conteúdo…

WELLINGTON BONIFACIO RANGEL · 7 de junho de 2024 às 17:29

Excelente.

Vanessa Lopes Schwartz Rosa · 12 de junho de 2024 às 09:21

Ótimo conteúdo.

Giane Costa Oliveira · 14 de junho de 2024 às 10:34

Ótimo conteúdo.

Thais · 1 de agosto de 2024 às 08:38

Muito bom.

Sueli · 29 de agosto de 2024 às 18:17

Excelente conteúdo

Andréa Barcelos · 16 de setembro de 2024 às 11:52

Excelente trabalho.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *