Qualidade – Conheça os 10 Sensos

Neste programa, os 10S (onde S significa “senso”), visa reeducar as pessoas, buscando melhorias nos ambientes de trabalho a fim de garantir a saúde e segurança de todos.
A proposta de implantação do programa é conscientizar sobre a importância de contribuir com ações diversas que são desenvolvidas de forma descontraída, participativa e agregadora, para que se tenha uma comunidade mais digna e justa, onde o envolvimento das pessoas é fundamental para o sucesso não só profissional, mas também pessoal e humano.
Os 10S da Qualidade são:
SEIRI – Senso de Utilização
Reconhece o que é indispensável no ambiente de trabalho e elimina o que não agrega valor, ou seja, separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário e combatendo o desperdício. Tem como objetivo separar por grau, tipo ou tamanho.
São benefícios da utilização:
- Maior organização e aproveitamento dos recursos disponíveis;
- Evita a burocracia;
- Evita compras desnecessárias;
- Aumenta a produtividade;
- Menor risco de acidentes.
SEITON – Senso de Ordenação
Consiste em arrumar tudo é necessário, na quantidade, hora e local certos. Tudo deve ser organizado de forma que facilite o processo de trabalho, possibilitando acesso rápido e fácil. O lema desse senso é ter cada coisa em seu lugar definido, de forma que qualquer pessoa consiga encontrar.
Os benefícios na Ordenação são:
- Redução do tempo na busca por objetos;
- Evita compras desnecessárias;
- Facilita a movimentação interna;
- Evita danos a materiais estocados;
- Aumenta a produtividade.
SEISOH – Senso de Limpeza
O objetivo desse senso é cuidar da conservação e limpeza dos equipamentos e do local de trabalho.
Os benefícios da Limpeza são:
- Maior preservação dos equipamentos;
- Diminuição de desperdício;
- Redução de acidentes de trabalho;
- Ambiente mais agradável para trabalhar.
“O ambiente limpo não é o que mais se limpa, e sim, o que menos se suja”.
SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene
A finalidade é verificar todo o ambiente de trabalho, desde os banheiros, refeitórios até as áreas de produção, com o objetivo de mantê-los em condições satisfatórias.
Seus benefícios são:
- Maior satisfação;
- Prevenção do estresse;
- Motivação dos funcionários;
- Redução de acidentes;
- Redução de doenças;
SHITSUKE – Senso de Autodisciplina
É o senso mais complexo, pois incentiva a necessidade de desenvolver hábitos, de observar e seguir normas, regras e procedimentos, ou seja, seguir os padrões da empresa.
Os benefícios são:
- Desenvolvimento pessoal e profissional;
- Facilidade em alcançar os resultados planejados;
- Conscientização de todos sobre suas responsabilidades;
- Execução dos serviços dentro das exigências de qualidade;
- Cumprimento das regras;
- Maior responsabilidade na execução das tarefas.
SHIKARI YAKO – Senso de Determinação de União
O objetivo é criar a união entre todos os funcionários. Deve ser estimulada a motivação, a liderança e a comunicação.
Seus benefícios são:
- Maior engajamento dos colaboradores na obtenção de resultados;
- Maior confiança dos colaboradores na empresa em que trabalham;
- Melhoria nas relações interpessoais.
SHIDO – Senso de Treinamento
Tem por objetivo treinar e qualificar os profissionais para atingir os resultados almejados.
Os benefícios desse senso são:
- Maior produtividade;
- Maior aperfeiçoamento;
- Mais segurança e confiança;
- Desenvolvimento de talentos dentro da organização.
SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
Esse senso colabora na redução de custos e no aumento da produtividade. Deve ser apresentado aos funcionários a importância de reduzir as perdas de materiais e também de se realizar um trabalho com qualidade, evitando um retrabalho.
Os benefícios são:
- Redução de desperdício;
- Diminuição de perdas de materiais e serviços;
- Redução da necessidade de fazer horas extras;
- Preservação do meio ambiente.
SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos
Desse modo, a empresa deve definir padrões de conduta, para que cada empregado saiba o que é certo e o que é errado.
Seus benefícios são:
- Maior compromisso com o resultado da empresa;
- Ética nas atividades desenvolvidas.
SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social
O objetivo desse senso é estabelecer um compromisso da organização com a sociedade. São válidas toda e qualquer ação que possa contribuir para melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Os benefícios são:
- Aumento do poder econômico da população;
- Funcionários mais motivados;
- Maior produtividade.
“Qualidade não é um ato, é um hábito”!
Veja também o nosso post sobre 11 Hábitos de Higiene no Trabalho que você precisa conhecer
25 comentários
flavio silveira de souza · 26 de outubro de 2023 às 08:49
tive o prazer de fazer este curso em 1995, levo comigo em todos os lugaeres que trabalho.
Marco Antônio Fernandes da Silva · 20 de dezembro de 2023 às 21:32
Sempre fazer o melhor
janaina de Freitas · 17 de maio de 2024 às 13:34
importantes informações, conteúdo muito proveitoso
ROBSON · 31 de julho de 2024 às 03:57
Princípios morais e éticos é tudo
irani · 30 de novembro de 2023 às 15:21
bom hábitos geram bons frutos
Silvio · 7 de dezembro de 2023 às 11:52
Muito interessante
Francisco Junio Portela · 15 de dezembro de 2023 às 09:26
Material bom para conhecimento
romulo · 13 de janeiro de 2024 às 21:04
conhecimento é tudo!
Eduardo · 27 de fevereiro de 2024 às 20:12
10S de qualidade é um avanço na qualidade do trabalho
JOBSON BRUNO DE LIMA JUNIOR · 14 de abril de 2024 às 09:18
BOAS LIÇÕES
Alessandro · 9 de maio de 2024 às 23:17
BOM CONTEUDO
FRANCISCO DAS CHAGAS MATOS · 13 de junho de 2024 às 10:48
Concordo cabalmente, “Qualidade não é um ato, é um hábito”
PATRICIA BISPO DOS SANTOS · 2 de maio de 2025 às 17:34
Conteúdo excelente
ronaldo · 22 de julho de 2024 às 09:41
numero 1 em conteudo
Sheldon Cristiano · 26 de novembro de 2024 às 02:35
Excelente conteúdo
Pedro Paulo Cysne de Oliveira · 29 de novembro de 2024 às 02:37
Excelente conteúdo.
Evaldo Piani Tavares · 4 de dezembro de 2024 às 18:30
Muito bom!!
CLÁUDIO Pergher Britto · 26 de dezembro de 2024 às 16:36
ÒTIMO APRENDIZADO
Nilton Nunes · 5 de fevereiro de 2025 às 00:26
Bons atos, gera um excelente trabalho
Davi · 25 de março de 2025 às 10:27
“Qualidade não é um ato, é um hábito” essa deve ser a nossa meta!
Raquel Muniz · 26 de março de 2025 às 12:13
Inteligente
Anderson · 7 de abril de 2025 às 16:52
Otimo conteudo
leandro · 16 de abril de 2025 às 14:38
beleza
Daniel Cruz · 9 de maio de 2025 às 21:35
Um conteúdo muito bom
Edemilson · 14 de maio de 2025 às 11:35
material de fácil compreensão