Talisma.seg.br

Qualidade – Conheça os 10 Sensos

Publicado por Juliana Alves em

Compartilhe na sua Rede!
Imagem de uma mulher e um homem de uniforme conversando sobre qualidade. Ao lado, há o texto “Conheça os 10 Sensos da Qualidade".

Neste programa, os 10S (onde S significa “senso”), visa reeducar as pessoas, buscando melhorias nos ambientes de trabalho a fim de garantir a saúde e segurança de todos.

A proposta de implantação do programa é conscientizar sobre a importância de contribuir com ações diversas que são desenvolvidas de forma descontraída, participativa e agregadora, para que se tenha uma comunidade mais digna e justa, onde o envolvimento das pessoas é fundamental para o sucesso não só profissional, mas também pessoal e humano.

Os 10S da Qualidade são:

SEIRI – Senso de Utilização

Reconhece o que é indispensável no ambiente de trabalho e elimina o que não agrega valor, ou seja, separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário e combatendo o desperdício. Tem como objetivo separar por grau, tipo ou tamanho.

São benefícios da utilização:

  • Maior organização e aproveitamento dos recursos disponíveis;
  • Evita a burocracia;
  • Evita compras desnecessárias;
  • Aumenta a produtividade;
  • Menor risco de acidentes.

SEITON – Senso de Ordenação

Consiste em arrumar tudo é necessário, na quantidade, hora e local certos. Tudo deve ser organizado de forma que facilite o processo de trabalho, possibilitando acesso rápido e fácil. O lema desse senso é ter cada coisa em seu lugar definido, de forma que qualquer pessoa consiga encontrar.

Os benefícios na Ordenação são:

  • Redução do tempo na busca por objetos;
  • Evita compras desnecessárias;
  • Facilita a movimentação interna;
  • Evita danos a materiais estocados;
  • Aumenta a produtividade.

SEISOH – Senso de Limpeza

O objetivo desse senso é cuidar da conservação e limpeza dos equipamentos e do local de trabalho.

Os benefícios da Limpeza são:

  • Maior preservação dos equipamentos;
  • Diminuição de desperdício;
  • Redução de acidentes de trabalho;
  • Ambiente mais agradável para trabalhar.

“O ambiente limpo não é o que mais se limpa, e sim, o que menos se suja”.

SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene

A finalidade é verificar todo o ambiente de trabalho, desde os banheiros, refeitórios até as áreas de produção, com o objetivo de mantê-los em condições satisfatórias.

Seus benefícios são:

  • Maior satisfação;
  • Prevenção do estresse;
  • Motivação dos funcionários;
  • Redução de acidentes;
  • Redução de doenças;

SHITSUKE – Senso de Autodisciplina

É o senso mais complexo, pois incentiva a necessidade de desenvolver hábitos, de observar e seguir normas, regras e procedimentos, ou seja, seguir os padrões da empresa.

Os benefícios são:

  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Facilidade em alcançar os resultados planejados;
  • Conscientização de todos sobre suas responsabilidades;
  • Execução dos serviços dentro das exigências de qualidade;
  • Cumprimento das regras;
  • Maior responsabilidade na execução das tarefas.

SHIKARI YAKO – Senso de Determinação de União

O objetivo é criar a união entre todos os funcionários. Deve ser estimulada a motivação, a liderança e a comunicação.

Seus benefícios são:

  • Maior engajamento dos colaboradores na obtenção de resultados;
  • Maior confiança dos colaboradores na empresa em que trabalham;
  • Melhoria nas relações interpessoais.

SHIDO – Senso de Treinamento

Tem por objetivo treinar e qualificar os profissionais para atingir os resultados almejados.

Os benefícios desse senso são:

  • Maior produtividade;
  • Maior aperfeiçoamento;
  • Mais segurança e confiança;
  • Desenvolvimento de talentos dentro da organização.

SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios

Esse senso colabora na redução de custos e no aumento da produtividade. Deve ser apresentado aos funcionários a importância de reduzir as perdas de materiais e também de se realizar um trabalho com qualidade, evitando um retrabalho.

Os benefícios são:

  • Redução de desperdício;
  • Diminuição de perdas de materiais e serviços;
  • Redução da necessidade de fazer horas extras;
  • Preservação do meio ambiente.

SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos

Desse modo, a empresa deve definir padrões de conduta, para que cada empregado saiba o que é certo e o que é errado.

Seus benefícios são:

  • Maior compromisso com o resultado da empresa;
  • Ética nas atividades desenvolvidas.

SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social

O objetivo desse senso é estabelecer um compromisso da organização com a sociedade. São válidas toda e qualquer ação que possa contribuir para melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Os benefícios são:

  • Aumento do poder econômico da população;
  • Funcionários mais motivados;
  • Maior produtividade.

“Qualidade não é um ato, é um hábito”!

Veja também o nosso post sobre 11 Hábitos de Higiene no Trabalho que você precisa conhecer


25 comentários

flavio silveira de souza · 26 de outubro de 2023 às 08:49

tive o prazer de fazer este curso em 1995, levo comigo em todos os lugaeres que trabalho.

    Marco Antônio Fernandes da Silva · 20 de dezembro de 2023 às 21:32

    Sempre fazer o melhor

    janaina de Freitas · 17 de maio de 2024 às 13:34

    importantes informações, conteúdo muito proveitoso

    ROBSON · 31 de julho de 2024 às 03:57

    Princípios morais e éticos é tudo

irani · 30 de novembro de 2023 às 15:21

bom hábitos geram bons frutos

Silvio · 7 de dezembro de 2023 às 11:52

Muito interessante

Francisco Junio Portela · 15 de dezembro de 2023 às 09:26

Material bom para conhecimento

romulo · 13 de janeiro de 2024 às 21:04

conhecimento é tudo!

Eduardo · 27 de fevereiro de 2024 às 20:12

10S de qualidade é um avanço na qualidade do trabalho

JOBSON BRUNO DE LIMA JUNIOR · 14 de abril de 2024 às 09:18

BOAS LIÇÕES

Alessandro · 9 de maio de 2024 às 23:17

BOM CONTEUDO

FRANCISCO DAS CHAGAS MATOS · 13 de junho de 2024 às 10:48

Concordo cabalmente, “Qualidade não é um ato, é um hábito”

    PATRICIA BISPO DOS SANTOS · 2 de maio de 2025 às 17:34

    Conteúdo excelente

ronaldo · 22 de julho de 2024 às 09:41

numero 1 em conteudo

Sheldon Cristiano · 26 de novembro de 2024 às 02:35

Excelente conteúdo

Pedro Paulo Cysne de Oliveira · 29 de novembro de 2024 às 02:37

Excelente conteúdo.

Evaldo Piani Tavares · 4 de dezembro de 2024 às 18:30

Muito bom!!

CLÁUDIO Pergher Britto · 26 de dezembro de 2024 às 16:36

ÒTIMO APRENDIZADO

Nilton Nunes · 5 de fevereiro de 2025 às 00:26

Bons atos, gera um excelente trabalho

Davi · 25 de março de 2025 às 10:27

“Qualidade não é um ato, é um hábito” essa deve ser a nossa meta!

Raquel Muniz · 26 de março de 2025 às 12:13

Inteligente

Anderson · 7 de abril de 2025 às 16:52

Otimo conteudo

leandro · 16 de abril de 2025 às 14:38

beleza

Daniel Cruz · 9 de maio de 2025 às 21:35

Um conteúdo muito bom

Edemilson · 14 de maio de 2025 às 11:35

material de fácil compreensão

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *